terça-feira, 5 de julho de 2011


Chávez  comemora bicentenário da Independência da Venezuela

Desfile de Idependencia da Venezuela
Após o tratamento de um cancer na região pélvica em Cuba e ser recebido em seu pais ontem (04) por uma  multidão que o aclamava por saúde, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, acompanhado por líderes de vários países, inaugurou nesta segunda as comemorações do bicentenário da Independência da Venezuela com uma homenagem diante do túmulo de Simón Bolívar, o "Libertador".
O dia 19 de abril lembra os 200 anos da primeira Junta do Governo Autônomo em Caracas. Aquele Governo abriria caminho para a declaração de independência da Venezuela um ano depois, em 5 de julho de 1811.
Vestido com uniforme militar, Chávez chegou ao Panteão Nacional, no centro de Caracas, onde está o corpo de Bolívar e de vários outros heróis nacionais, "pais e mães da pátria", ressaltou o presidente junto ao líder cubano, Raúl Castro.
Ambos cumprimentaram com beijos e apertos de mãos alguns dos milhares de pessoas que foram ao local.
Ali os líderes esperaram a chegada de seus colegas Argentina, Cristina Kirchner; da Bolívia, Evo Morales; da Nicarágua, Daniel Ortega; e da República Dominicana, Leonel Fernández.
Além deles, eram aguardados os primeiros-ministros de Antígua e Barbuda, Winston Baldwin Spencer; de Dominica, Roosevelt Skerrit; e de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves.
Está prevista também a chegada do presidente equatoriano, Rafael Correa, que chegará para as comemorações depois da homenagem a Simon Bolívar.
"Há 200 anos exatamente se iniciou o processo de libertação, de independência de nossos povos. Caracas desde sempre foi um berço e uma chama que depois contribuiu para acender toda a pradaria", disse Chávez em um breve discurso.
Posteriormente será realizada uma cúpula da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba), bloco formado por Venezuela, Cuba, Bolívia, Equador, Nicarágua, São Vicente e Granadinas, Antígua e Barbuda, e Dominica.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: