terça-feira, 27 de setembro de 2011


Carlos Geilson (PTN) é contra o Horário de Verão na Bahia


A possível adesão da Bahia ao Horário Brasileiro de Verão continua gerando polêmica. Como já foi mostrado anteriormente pelo Bom Dia FEIRA, enquanto os comerciantes são a favor, a maioria da população se mostra contra. 
Desta vez, quem se posicionou a respeito de tema foi o deputado Carlos Geilson (PTN), acreditando que a medida não traz vantagens para a Bahia. Segundo ele, a economia de energia no estado nesse período é tão pequena que não justifica a alteração do horário. 
O próprio Governo Federal, através do Operador Nacional do Sistema, que gerencia o setor energético, não recomenda que os estados das regiões Norte e Nordeste adiram à mudança em nome de uma economia de energia elétrica considerada insuficiente para impor uma mudança de hábitos à população. De acordo com a Coelba, a suspensão do horário de verão na Bahia é justificada por estudos do Ministério das Minas e Energia, que apontam uma queda no consumo de energia elétrica praticamente nula no estado.

"Eu fico preocupado porque já existe um lobby muito grande em nosso estado para a volta do horário de verão. Mas sabemos que os trabalhadores são os grandes prejudicados, enquanto a economia é praticamente nula no Norte e Nordeste. O próprio governador Jaques Wagner disse que não iria aderir ao horário de verão”, disse o deputado.
Há ainda o argumento de que o povo baiano não quer o adiantamento de uma hora. No ano passado, segundo dados divulgados no site da Assessoria Geral de Comunicação do Estado (Agecom) Jaques Wagner disse que 46% da população não queria manter os relógios sincronizados com o restante do país e somente 30% gostaria que a Bahia aderisse ao horário de verão. Outros 20% seriam indiferentes.
"Minha preocupação é que hoje, o governador negue o que disse anteriormente e ceda às pressões dos empresários, dando as costas aos trabalhadores. Analise e veja a vida do trabalhador, daquele pai de família que vai acordar ainda no escuro, do estudante que vai acordar de madrugada e se expor a toda sorte de violência. Veja como toda a sociedade pensa e avalie os malefícios que o horário de verão pode causar", concluiu Geilson.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: