quarta-feira, 21 de setembro de 2011


Lula diz que Dilma não demitiu ministros, mas eles que se demitiram


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no final da manhã de ontem, na Reitoria da universidade, em Salvador. A concessão do título havia sido realizada ainda em 2002 quando o ex-presidente ainda não havia sido empossado. Assim que chegou, Lula foi recepcionado com os gritos “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula” e “Lula, guerreiro do povo brasileiro”.
Mais tarde, ainda durante a solenidade, o ex-presidente teve que enfrentar um grupo de estudantes que reivindicava, entre outras coisas, que 10% do PIB fosse destinado para a educação, mais recursos e reformas na UFBA, a paralisação da obra de construção da Usina hidrelétrica de Belo Monte e a saída do prefeito de Salvador João Henrique (PP) do cargo, por ter proposto a privatização do Elevador Lacerda.
*O ex-presidente Lula afirmou ontem, em Salvador, que a presidenta Dilma Rousseff (PT) não demitiu os ministros Pedro Novais (Turismo), Alfredo Nascimento (Transportes), Antônio Palocci (Casa Civil) e Wagner Rossi (Agricultura), mas sim, eles se demitiram, porque não souberam se defender das acusações. “O ministro Alfredo, não foi a presidenta Dilma que retirou, ela mandou ele investigar e ele, não sei porque, renunciou. O ministro da Agricultura, a presidenta Dilma defendeu ele publicamente. Acontece, meu querido, que político tem que ter casco duro. Porque, se cada político tremer a cada vez que alguém disser alguma coisa errada dele. Ele não enfrentar a briga para mostrar que ele está certo, as pessoas vão saindo mesmo. Eu acho que a Dilma está correta. Eu acho que ela vai continuar dando prioridade para governar o Brasil, mas ninguém pense sabe que ficará impune caso faça alguma coisa errada”, declarou. “Eu não me assusto muito não que a direita no Brasil, quando não tem muito o que fazer, faz do combate à corrupção a bandeira dela. Eu vejo o PFL falar de corrupção e não sei se é piada”, concluiu.
*O ex-presidente Lula e o governador Jaques Wagner (PT) responderam, durante a entrevista coletiva realizada após à concessão do título de Doutor Honoris Causa, às críticas do presidente estadual do DEM, José Carlos Aleluia, sobre a UFBA ter concedido esta honraria a Lula, mesmo ele não tendo nenhum título universitário. “É só uma questão de ignorância. Ninguém exige formação acadêmica para concessão de título de Doutor Honoris Causa. É preconceito na verdade”, afirmou o governador. “É uma iniciativa da universidade, que eu tenho o direito ou não de aceitar. Já tenho 67 títulos e não recebi nenhum enquanto era presidente porque não achava certo. Então, se ele visse eu recebendo o título na Sciences Po em Paris, ele ficaria doente”, ironizou o ex-presidente.
*O ex-presidente Lula enalteceu, em seu discurso, na solenidade de entrega do título de Doutor Honoris Causa, o estado da Bahia e disse que se sentia honrado em ser colega agora do cantor Gilberto Gil, do arquiteto Oscar Niemeyer, do cantor Dorival Caymmi e dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, também agraciados com a honraria. Informações de Thiago Ferreira.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: