sábado, 20 de julho de 2013

Vice presidente americano diz lamentar caso de espionagem contra brasileiros

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, telefonou na sexta-feira (19) para a presidente Dilma Rousseff para dar explicações sobre as recentes denúncias de espionagem de cidadãos e instituições brasileiras feitas por agencias do seu governo. Segundo informou a ministra da Comunicação Social, Helena Chagas, Biden disse a Dilma que “lamenta muito” a repercussão negativa do caso na sociedade brasileira.
A ligação foi feita às 19h e durou 25 minutos, de acordo com a ministra. O vice americano “lamentou muito a repercussão  negativa do que aconteceu na sociedade brasileira e reiterou a disposição do governo americano de dar informações complementares sobre o tema”, disse Helena Chagas.
Dilma, de acordo com a ministra, disse esperar “explicações e mudanças de práticas”. “Em nome da segurança não se pode infringir a privacidade dos cidadãos e até a soberania de um país”, disse a presidente ao americano.
As denúncias de espionagem foram reveladas na semana passada pelo jornal “O Globo”, que mostrou que, na última década, pessoas residentes ou em trânsito no Brasil, assim como empresas instaladas no país, se tornaram alvos de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (National Security Agency - NSA, na sigla em inglês) por telefonemas e e-mail. Reportagem também mostrou que até 2002 funcionou em Brasília uma estação de espionagem onde agentes da NSA trabalharam em conjunto com a Agência Central de Inteligência (CIA) norte-americana.
Novas declarações do ex agente dos EUA exilados dão conta de que segredo de empresas brasileira também foram espionadas.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: