sexta-feira, 31 de outubro de 2014

CONCLUÍDA EM ITIRUÇU CAMPANHA OUTUBRO ROSA COM REALIZAÇÃO DE PASSEATA


Enfermeiras, médico, coordenadores da atenção básica e alunos do Programa Mais Educação das Escolas Maria Rita e Vivaldo Bastos, participaram de uma passeata pelas principais ruas do Bairro Itiruçuzinho, ao som de musicas e mensagens com temas educativos além de portar faixas com dizeres voltados para a campanha “Outubro Rosa”.
 O evento organizado pela Unidade de Saúde Rubens Amaral que atende ao bairro Itiruçuzinho e adjacências, teve inicio às 16 horas desta quinta feira 30 de Outubro, mês em que se dedica a campanha de educação pela prevenção ao câncer
de mana.
O câncer de mama é a primeira causa de mortes frequentes em mulheres, e a quinta no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde. Somente para 2014 esperam-se 57.120 novos casos de câncer de mama no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. O fator que mais contribui para essa triste estatística é o diagnóstico tardio. O câncer de mama pode dar metástases em outros órgãos como ossos, fígado e pulmão.
Para o diagnóstico ser feito com precisão, é necessária a realização do exame clínico por um especialista, que pode detectar tumores superficiais de até um centímetro. Outro exame que diagnostica o câncer de mama é a mamografia, que faz uma radiografia da mama e é capaz de mostrar lesões iniciais, de milímetros.
Exposição à radiação ionizante, ingestão regular de álcool, idade avançada, primeira menstruação precoce e menopausa tardia são alguns fatores de risco para desenvolver o câncer de mama. Hereditariedade e história familiar também são relevantes, porém, apenas 10% dos casos estão relacionados a esses fatores.
O tratamento do câncer de mama é feito com cirurgia para remoção do tumor e retirada dos gânglios da axila, caso estejam comprometidos. As novas técnicas de cirurgia hoje procuram preservar a mama.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: