quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Itiruçu: Agricultor diz que chuvas estão más distribuidas e reclama de falta de apóio para agricultura

O Agricultor itiruçuense Nélio Borges foi o entrevistado dessa quarta feira pelo programa Cidade Repórter da Itiruçu FM. Nélio que também trabalha numa estação de meteorologia que fica na cidade, comentou sobre vários assuntos ligados a agricultura municipal. Ele também falou sobre os resultados das ultimas chuvas que caíram no município.

Segundo o entrevistado, apesar de parecer este não foi o inverno com maior índice de chuvas dos últimos anos, porém sim o que teve melhor distribuição. Nélio ainda disse que segundo uma observação que o mesmo fez, chove mais atualmente que no passado, a diferença é que as chuvas são más distribuídas, pois caem de uma vez e logo em seguida vem um período de estiagem, o que leva as pessoas a sentir como se estivesse chovendo mesmo. Borges disse ainda que a degradação ambiental é a principal causa destas intempéries climáticas.

Sobre a agricultura, Nélio pontuou que falta apoio das Secretárias em especial a municipal no que tange uma melhor assistência com profissionais ou programas pilotos que pudessem auxiliar as pessoas em que muitas das vezes são leiguíssimas quando ao manuseio de novas tecnologias essenciais para se tornarem competitivos. Ele também defendeu que a prefeitura fizesse um zoneamento que permitisse estudar as diferentes possibilidades de cultivos em áreas de semi serrado, caatinga e zona da mata, como é o caso da região do Patí, onde existe muitas matas e rios, propícios a cultura de verduras e frutas, ou regiões mais planas como a Várzea e Vila Pimentel, onde permitiria o cultivo de raízes e grãos.

Ouça a entrevista.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: