terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dilma aparece 14 pontos à frente de Serra na disputa pelo segundo turno presidencial


Nova pesquisa do instituto Vox Populi, de intenções de votos para a Presidência da República, divulgada nesta terça-feira (19), aponta uma nova tendência eleitoral. Agora, a presidenciável petista Dilma Rousseff abre 12 pontos do seu adversário, José Serra (PSDB). Dilma tem 51% das intenções de voto contra 39% de Serra. Ao considerar apenas os votos válidos - com a exclusão dos votos brancos, nulos e indecisos -, Dilma registra 57% das intenções e Serra, 43%, uma folga de 14 pontos sobre Serra. É desta forma que contabiliza o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na apuração. Na última pesquisa Vox Populi, realizada nos dias 10 e 11, a petista aparecia com 48% das intenções de voto contra 40% de Serra. Se considerados os votos válidos, na consulta anterior, Dilma tinha 54% e Serra, 46%. Encomendada pelo portal IG, a pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 17 de outubro. Os votos brancos e nulos somam 6%, enquanto 4% não souberam ou não opinaram. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual.

SERRA E DILMA EMPATADOS ENTRE OS EVANGÉLICOS
Apesar da polêmica sobre a posição de Dilma Rousseff (PT) em relação à descriminalização do aborto, o seu adversário, José Serra (PSDB), não conseguiu abrir vantagem entre os eleitores declarados evangélicos. A pesquisa Vox Populi/IG, divulgada nesta terça-feira (19), verificou que, nesta fatia do eleitorado, o tucano tem a adesão de 44%, contra 42% da petista. Como a margem de erro é de 1,8%, os dois estão tecnicamente empatados entre os evangélicos. Entre os que se declararam ateus, Dilma vence por 49% a 36%. Entre os católicos praticantes Dilma tem 54% contra 37% de Serra. No segmento dos católicos não praticantes Dilma vai ainda melhor, com 55% contra 37% de Serra.

DILMA CONQUISTA NEGROS E SERRA OS ESCOLARIZADOS
A segmentação dos eleitores realizada pela pesquisa Vox Populli/IG verifica divergências na escolha dos candidatos entre as classes sociais, as regiões, mas também o gênero e a raça. Dilma Rousseff (PT), apesar de mulher, tem índices melhores entre os homens – 54% contra 38% de Serra. Entre as mulheres, Dilma segue na frente, mas com vantagem reduzida: 48% contra 40% do tucano. Quando discriminada a consideração de raça, Dilma atinge 59% entre os negros contra 29% de Serra. Entre os brancos, a petista tem 45% contra 44% do tucano. A petista tem o melhor desempenho na região Nordeste, onde ganha por 65% a 28%. Serra vence no Sul, onde tem 50% contra 41%. No Sudeste Dilma tem 47% contra 40% do tucano. No recorte que leva em conta a escolaridade, Serra vence entre os que têm nível superior por 47% a 40%. Entre os que têm até a 4ª série do ensino fundamental Dilma tem 55% contra 38% do tucano.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: