quinta-feira, 13 de outubro de 2011


ENQUETE NO RADIO MOSTRA QUE PARTE DA POPULAÇÃO É A FAVOR DO AUMENTO NO NUMERO DE VEREADORES


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu  por unanimidade, que não vai interferir na definição da quantidade de vereadores por município que poderá concorrer às eleições de 2012.
Uma enquete realizada pelo programa Giro Total da Radio Itiruçu Fm, ouviu a opinião de ouvintes com relação a se são favoráveis ou não ao aumento do numero de vereadores nos municípios. De acordo com informações extra oficiais Jaguaquara passaria de 9 para 15 vereadores enquanto Itiruçu passaria dos 9 para 11 vereadores. 
O resultado da enquete mostrou que 100% dos participantes são favoráveis ao aumento no numero de edis. Eles alegaram que são favoráveis na condição que não haja aumento nos gastos públicos. Um dos participantes conhecido por "Irmão Vade" disse que a Câmara de Itiruçu recebe da prefeitura por mês entre 70 e 80 mil reais, sendo assim daria para aumentar o numero de vereadores, sem precisar de mais repasse do executivo e de quebra o povo teria mais representantes para lutar por soluções para seus problemas.
O presidente da corte, Ricardo Lewandowski, disse que em suas visitas pelo interior do país tem percebido a apreensão de cidadãos com o aumento do número de vereadores. “A população está inquieta e muitas vezes contrária a esse aumento. Mas o Artigo 29 Inciso 4 [que contém a regra] é explícito e não cabe ao TSE ingressar em detalhes maiores”.
Até 2009, a Constituição permitia apenas três classificações do número de vereadores segundo o número de habitantes. Uma emenda aprovada em 2009 (EC 58/2009) abriu um leque de possibilidades para essa conta, com 24 subdivisões de vereadores por habitantes. Para o relator do caso, ministro Marco Aurélio Mello, a nova regra é muito clara e não cabe ao tribunal apreciar a matéria.
O Itiruçu Reporter pergunta. Você é a favor ou contra o aumento de vereadores por município? Vote na enquete ao lado.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: