sábado, 21 de setembro de 2013

Estudante itiruçuense participou em Jequié do Projeto Tempos de Arte Literária


A jovem itiruçuense estudante do 3º ano do 2º grau do colégio CMAFS (Colégio Municipal Antonio Francisco de Souza),  Fabrícia Coelho participou do projeto Tempos de Arte Literária (TAL), na cidade de Jequié, na última quinta feira (19), na Praça Rui Barbosa. A informação é de que esta foi a etapa regional das apresentações que contaram com alunos de diversas escolas de todos os municipios que compõe a DIREC 13, sendo que o sorteio cada escola é realizado pelo melhor texto literário criado. Fabrícia com sua poesia "A LABUTA DO NEGRO" conseguiu a primeira posição entre os dez melhores. O tema do colégio CMAFS foi a "Valorização da Cultura Afro".
 O evento teve comoobjetivo, fomentar o desenvolvimento da arte literária, nas suas diversas expressões, no currículo escolar, estimula não apenas o hábito da leitura nos ambientes escolares de todos os municípios do Estado da Bahia, mas, sobretudo, da produção literária estudantil. Veja abaixo a poesia:


A LABUTA DO NEGRO

Preste muita atenção Na prosa que irei lhe contar. É da história do negro Que viveu a labutar. Vamos ouvir falar? Há muito tempo eu vivi Nas senzalas no Brasil. Eu sofri, apanhei, chorei e gritei, Mas com a cabeça erguida Eu sempre batalhei.
O desejo de vencer era grande, De conseguir a liberdade. Me apegava com os meus santos E os orixás de entidade. Para me proteger da maldade do capitão do mato, Uma arte eu criei, A capoeira, Que na minha terra era uma dança típica, Que por um lado, era para se divertir e  por outro para se defender.
Os anos se passaram, Vi boa parte do meu povo morrer, Pai, mãe, amigos e conhecidos, A tristeza veio me abater E de saudade da minha terra, Não me deixei entristecer. O difícil era dormir, Muita gente para descansar, Colchão para deitar? Ah! Não tinha nem para sonhar. Pois naquela escuridão, Só tinha apenas o chão Para poder repousar.
Ainda tenho muito que lhe falar, Caruru, vatapá, acarajé, feijoada e abará, Só vai descer se apimentar. Bom demais para comentar. Povo sofredor e lutador E que sabe cozinhar. Liberdade Veio a conquistar, Mas muito há para discriminar, As vezes tenho medo de me arriscar. Temos que valorizar a cultura afro, Sabe por quê? Porque muitas coisas aprendemos por causa de lá! Quer aprender a sambar?
Então vamos lá! “Liberdade, liberdade abra as asas sobre nós”

Por Fabrícia Coelho 



0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: