sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A controvérsia sobre a estratégia da oposição venezuelana para filmar protestos e a violência assustas cidadãos daquele país

Dias depois de ter denunciado o uso de fotos de repressão policial em outros países para cobrir os acontecimentos na Venezuela, uma série de vídeos gravados nas ruas do país tornaram-se o centro da controvérsia.
O conflito transcendeu as ruas e também chegou às redes sociais. Embora tenha denunciado o uso de certas fotos  de protestos em outros países para ilustrar os acontecimentos na Venezuela. Na quarta-feira uma série de vídeos filmados das ruas do país também gerou muita controvérsia onde nas gravações lançadas em redes sociais afirmam que a Guarda Nacional Bolivariana teria atacado os manifestantes da oposição. No entanto, esses vídeos não podem ser verificadas de onde os tiros vêm, inclusive uns, mostram cenas do que está ocorrendo na Ucrania, como se fosse na Venezuel.  Um grupo de oposição implantou câmeras em diferentes partes da capital a partir do qual transmitem ao vivo o que acontece em locais onde as barricadas da oposição foram colocados. Sua estratégia é levar a atos violentos e uma vez lá, levar a entender de que se trata de repressão policial.
De acordo com alguns analistas esta estratégia se assemelha ao utilizado em  Síria . Na verdade, um líder da oposição síria, Osama Monayed, ele disse uma vez que este setor câmeras colocadas em diferentes partes de Damasco para transmitir ao vivo, a canais como Al Jazeera, sobre suposta repressão e criminalização tudo com o fim de incriminar o governo sírio e justificar intervenção estrangeira.
Segundo o Governo de Nicolas Maduro, alguns grupos estão tentando derrubar o governo através do que é conhecido como "tapping". Estas colisões seria realizada através de uma série de medidas que vão desde o enfraquecimento do governo com a fratura institucional, promovendo um "golpe suave" como cartilha criada pelo cientista político americano  Gene Sharp  onde diz que se tem que substituir as bombas e mísseis por mentiras e boicotes.  
Enquanto isso, a tensão continua nas ruas de  Venezuela . Em Caracas, setores da oposição têm bloqueado estradas importantes da cidade. Em diferentes partes do país, como no estado de Táchira, que faz fronteira com a Colômbia, tem havido inúmeros atos violentos. Além disso, o governador do Estado tem repetidamente denunciado a presença de paramilitares e narcotraficantes colombianos infiltrados nas manifestações.
O Governo da Venezuela condenou todos os atos de violência e chamou a polícia para não reprimir as manifestações de oposição e controlar esses surtos de violência com um uso proporcional da força policial. Ele também chamou os Chávistas a não se aproximar a grupos de manifestantes anti-governo. 
Na noite de ontem, um grupo da oposição se lançou contra manifestantes pró governo com fogos de artificios, pedras e pedaços de madeiras, deixando vários feridos. 6 pessoas já morreram vitimas da violência nos protestos desatadas pela oposição.
Fonte: RT Actualidad

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: