terça-feira, 13 de maio de 2014

PF FAZ INSPEÇÃO EM ITIRUÇU E MAIS 25 MUNICÍPIOS BAIANOS

Agentes da Polícia Federal, da Controladoria Geral da União (CGU), da Receita Federal e da APE (Assessoria de Pesquisa Estratégicas da Previdência Social), realizaram na manhã desta terça-feira (13) a "Operação 13 de Maio" com o objetivo de combater crimes de desvio de recursos públicos e corrupção praticados em 26 municípios baianos, incluindo Itiruçu, além de Aracajú-SE e Brasilia-DF. Na manhã desta terça, cerca de aproximadamente oito agentes estiveram na Prefeitura de Itiruçu, de onde levaram alguns HDs de computadores para averiguações. Visto que no exato momento em que iriam vistoriar faltou energia em várias cidades da região. Há informações de que deverão ser investigados temas dos últimos 6 anos. O atual Prefeito Wagner Novaes em contato com a imprensa regional, adiantou que não tem nada a temer e desmentiu um boato de que teria dado ordens para desligara a rede a elétrica. Afirmando ainda que toda a documentação levada pela PF era referente ao ano de 2010, quando a gestão anterior teria realizado convenio com a empresa M Filhos, citada na operação. Informações da Coelba é de que um curto-circuito teria ocasionado o blecaute.
No geral, cerca de 400 agentes, com o apoio de 45 servidores da CGU e 45 da Receita Federal estiveram na operação. Os alvos da ação são prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, secretários ou ex-secretários e funcionários públicos que são acusados de desviar recursos públicos, utilizando empresas de fachada e laranjas contratados para a realização de serviços de engenharia, de transporte escolar e realização de eventos sociais. Os desvios foram identificados nas cidades de Fátima, Heliópolis, Ipecaetá, Aramari, Banzaê, Ribeira do Pombal, Sítio do Quinto, Água Fria, Novo Triunfo, Itiruçu, Ourolândia, Santa Brígida, Paripiranga, Itanagra, Quijingue, Sátiro Dias, Coração de Maria, Cícero Dantas, Lamarão e São Francisco do Conde.
Mais de R$ 70 milhões foram desviados nestas localidades, segundo dados da PF.
Ainda segundo a assessoria de imprensa da PF, 18 dos 29 mandados de prisão já foram cumpridos e muitos dos detidos foram levados para o posto da instituição em Feira de Santana, para prestar depoimento. Os prefeitos de Fátima e Sítio do Quinto ainda não foram presos, também de acordo com a Polícia Federal. Já os 83 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na sua totalidade. 
Os prefeitos baianos de Fátima, José Idelfonso Borges dos Santos, e de Sítio do Quinto, Cleigivaldo Carvalho Santa Rosa, ambos do PDT, são considerados foragidos pela Polícia Federal.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: