sexta-feira, 22 de agosto de 2014

ITIRUÇU: ESCOLAS MUNICIPAIS FECHAM SEMANA DO FOLCLORE COM UM MINI CARNAVAL


Fechando a semana comemorativa em alusão ao Folclore Brasileiro, às escolas, Manoel Pires da Silva do Bairro Roberto de Gregório, Geraldo Cerqueira, da Vila Geraldo Cerqueira e José Bomfim dos Santos da Região da Várzea, ambas as escolas municipais de Itiruçu, realizaram na manhã desta sexta feira (22), uma demonstração de carnaval. Alunos e professores das respectivas escolas vestidos a caráter, desfilaram pelas principais ruas da cidade.
O Evento saiu da Escola Manoel Pires e percorreu ruas do Bairro Roberto D’Gregório até chegar ao centro da cidade.
Um carro de som com marchinhas de carnaval, além um trato ornamentado desfilou pelas ruas da cidade. Muitos moradores aproveitaram o evento para fotografar, sendo que alguns chegaram acompanhar o desfile.
Nos dias anteriores houve exposição de diversas peças folclóricas e comidas típicas; Apresentação de Terno de Reis, Peças de Artesanato, Cantigas de Roda, Apresentação infantil (O Cravo e a Rosa), Medicina Popular, Apresentação da Juliana, Lendas, Bumba-Meu-Boi, Cordel, Trava-Línguas e adivinhas, além de Samba de Roda.
Podemos chamar de folclore aquilo que é fantasia, invenção de um povo, onde são envolvidas suas tradições, costumes e lendas.
São as manifestações populares que podem aparecer em festas, alimentos, remédios, crenças, superstições, danças, contos populares, provérbios, adivinhações, apelidos, artigos de artesanato, brincadeiras infantis, dentre várias outras.
Esses elementos folclóricos são transmitidos de pai para filho, de geração a geração, sem que se percam ao longo do tempo. Variam de região para região, de grupo social, de etnia. A data em que se comemora é o dia 22 de Agosto.

Por: Ascom Itiruçu/Blog Ed Santos

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: