quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Editora norte-americana publica relatório sobre torturas da CIA

De acordo com Dennis Johnson, um dos fundadores da companhia, os proprietários da editora sentiram que era um “dever” tentar fazer com que o relatório chegasse “ao público mais amplo possível”. Segundo ele, trata-se provavelmente do “mais importante” documento do governo em sua geração, e de um dos mais significativos na história da democracia dos Estados Unidos.
Um resumo do relatório foi tornado público em 9 de dezembro, revelando detalhes da investigação sobre as técnicas de interrogatório da CIA aplicadas a suspeitos de terrorismo durante a presidência de George W. Bush. O documento descreve uma ampla gama de práticas de tortura usadas pelos agentes norte-americanos, como a simulação de afogamento, privação prolongada de sono, ameaça de abuso sexual e alimentação retal sem necessidade médica.
Além disso, foi revelado que a CIA não tem informado totalmente nem o povo nem o governo dos Estados Unidos sobre a natureza brutal de seus interrogatórios. O relatório completo, com mais de seis mil páginas, ainda não foi divulgado.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: