quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

EUA E Australia vetam libertação do povo Palestino

O Conselho de Segurança da ONU rejeitou nesta terça (30) uma proposta de resolução que exigiria a retirada de Israel dos territórios ocupados na Palestina até 2017.
A decisão já era esperada, apesar da iniciativa ter sido negociada por meses.
No dia 26 de setembro, o líder palestino Mahmoud Abbas foi à Assembleia Geral da ONU advogar por uma resolução que exigisse a retirada de Israel das fronteiras palestinas anteriores à guerra de 1967.
Desde então, diversas negociações foram feitas, inclusive com o apoio da França. A proposta final de resolução, no entanto, foi defendida exclusivamente por um grupo de países árabes na ONU.
Os Estados Unidos já haviam anunciado que não estavam de acordo com a proposta e que a vetariam, se necessário. No entanto, a resolução também foi rejeitada pela Austrália.
O representante palestino na ONU, Riyad Mansur, lamentou a decisão e disse que a ONU é incapaz de assumir suas responsabilidades e está paralisada no apoio à paz no Oriente Médio.
Com a decisão o povo palestino continuam sem reconhecimento por parte da ONU, por conta dos EUA e Australia, todavia já conta com o reconhecimento de quase todos os países do mundo, incluindo Russia, China, Brasil, e UE.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: