quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Itiruçu na luta conta a AIDS

Hoje (01) houve a partir das 9 da manhã uma caminhada da Secretaria de Saúde do Município com PSF Rubens Amaral e o Colégio Cid Alves, reunindo alunos e funcionários da educação e saúde de Itiruçu no intuito de conscientizar as pessoas quanto a doença no Dia Internacional de combate a AIDS. O grupo percorreu diversas ruas do município com faixas vermelhas e laços que são típicos das campanhas. A campanha aqui teve como objetivo educar e conscientizar, quanto ao HIV, preconceitos formas de contagios e prevenção, e segundo a enfermeira Ana Amelia em entrevista ao programa Giro Total da Itiruçu Fm afirmou da existência de casos em Itiruçu e reforçou as idéias de como lidar com os portadores da doença.
 O que é Aids
Uma deficiência no sistema imunológico, associada com a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana HIV – (Human Immunodeficiency Virus), provocando aumento na susceptibilidade a infecções oportunísticas e câncer.
Transmissão:
- o vírus HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno;
- relações sexuais homo ou heterossexuais, com penetração vaginal, oral ou anal, sem proteção da camisinha, transmitem a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de hepatite;
- compartilhamento de seringas entre usuários de drogas injetáveis;
- transfusão de sangue contaminado;
- instrumentos que cortam ou furam, não esterilizados;
- da mãe infectada para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação.
Tratamento:
Atualmente a terapia com os chamados “anti-retrovirais” proporciona melhoria da qualidade de vida, redução da ocorrência de infecções oportunísticas, redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes. (Os anti-retrovirais são medicamentos que suprimem agressivamente a replicação do vírus HIV).
Todo o tratamento para pacientes de Aids é gratuito no Brasil, que é considerado o país mais avançado do mundo na distribuição de medicamentos para portadores de HIV.
Fique sabendo:
A Aids não é transmitida pelo beijo, abraço, toque, compartilhando talheres, utilizando o mesmo banheiro, pela tosse ou espirro, praticando esportes, na piscina, praia e, antes de tudo, não se pega aids dando a mão ao próximo, seja ele ou não soropositivo.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: