quarta-feira, 23 de março de 2011

 Sedes pode implantar Programa de Aquisição de Alimentos em Itiruçu 


Em entrevista ao programa Giro Total da Itiruçu FM o deputado estadual pelo PT Yulo Oiticica, líder da bancada do PT na Assembléia Legislativa, confirmou que em  uma audiência realizada com o objetivo de estreitar o diálogo entre gestores municipais, lideranças políticas e o governo estadual, na última quarta-feira (16), intermediou reunião com o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro.

No encontro participaram  os prefeitos de Itiruçu, Carlos Martinelli, Itajú do Colônia, Edinaldo Martins, além do vice-presidente do PT de Paratinga, Marcelinho do PT. Os municípios de ItiruçuItajú apresentaram documentos solicitando a inclusão dos municípios no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que tem o objetivo de motivar a valorização agrícola destinadas às comunidades e crianças que vivem em situação de extrema insegurança alimentar e pobreza.

Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das ações do Fome Zero e tem como objetivo garantir o acesso a alimentos em quantidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional. Visa também contribuir para formação de estoques estratégicos e permitir aos agricultores familiares que armazenem seus produtos para que sejam comercializados a preços mais justos, além de promover a inclusão social no campo.

O PAA visa comprar toda produção agrícola do pequeno agricultor e repassar para a area alimentícia das escolas,  hospitais do município, com o objetivo de fazer a renda circular na cidade trazendo mais desenvolvimento.

Quem executa: ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com governos estaduais e municipais, sociedade civil, organizações da agricultura familiar e rede de entidades socioassistenciais. 

Como participar:  ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP)
     
Para saber mais, escreva para paa@mda.gov.br.
Em Paratinga, a principal demanda foi a implantação do Programa Pescando Renda, que consiste na criação de peixe em cativeiro e visa a criação de emprego e renda para os pescadores da região. A expectativa é que 52 famílias de pescadores sejam beneficiadas com o projeto. Atento às solicitações, o secretário Carlos Brasileiro assumiu o compromisso de dar celeridade aos projetos.

Ainda falando de Itiruçu Yulo mencionou obras do PAC para o município - Entre as demandas que visam atender à população do município de Itiruçu estão a implantação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que vai garantir a implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade e o fornecimento de água na zona rural. Outro pleito da cidade é o cascalhamento de 30 km entre as BA 557 e BA 556, que liga Itiruçu ao município de Upabuçu.



0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: