sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

ITIRUÇU: ALERTA A POPULAÇÃO, A DENGUE PODE ESTAR DE VOLTA JÁ COM 5 CASOS SUSPEITOS

Com a chegada das chuvas, o forte calor do verão e sobretudo o descuido por parte da população, a dengue pode ter voltado em Itiruçu. Nossa reportagem manteve contato com o Jairo, ele que é Coordenador de Combate da Dengue no município, e o mesmo relatou que a situação de Itiruçu é preocupante. Segundo informações passadas no ano de 2012, não tivemos nenhum caso registrado. Porem só no mês de Janeiro deste ano, já existem pelo menos cinco casos suspeitos de contaminação pela dengue. Informações também dão conta da grande proliferação do mosquito Aedes Aegipt, que se picar alguém infectado poderá disseminar em muitas outras pessoas num raio de mais ou menos um quilometro. Há informações de que muitas pessoas em Itiruçu vem desenvolvendo os mesmos sintomas clássicos da dengue.
Jairo informou que os trabalhos de combate as larvas estão sendo feito de forma normal por toda a cidade. Mas pede para a população não descuidar, evitando deixar água acumulada em tanques descobertos, baldes, vasilhames, ou qualquer outro objeto que possa acumular água. Segundo o mesmo já foi detectado vários focos em diversas residências de Itiruçu. Sendo que os principais pontos preocupante, onde mais foram localizado focos foram os Bairros do Itiruçuzinho, Belíssima, Rua do Café, as áreas em torno da Escola Tancredo Neve e na localidade conhecida como Alto do Surucucu.
A Secretária Municipal de Saúde planeja realizar uma campanha na cidade para buscar a conscientização popular, bem como atuar no combate ao mosquito. Há a suspeita de que os tanques de decantação ou "penicões" como é conhecido, localizado a cerca de 500 metros das residencias, sejam os principais responsáveis de pela proliferação dos mosquitos e muriçocas, entre os quais os da dengue.
Jairo se mostrou preocupado e muito envolvido com estratégias de combate a dengue,  e afirmou que toda a região está passando por dificuldades, e já casos suspeitos também em Lajedo do Taboca, Jaguaquara e sobre tudo em Jequié, onde já houve mais de 1.000 casos suspeitos.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: