terça-feira, 9 de julho de 2013

Pelegrino critica EUA por monitoramento de brasileiros

O deputado federal Nelson Pelegrino (PT-BA), que é presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, criticou o monitoramento de cidadãos brasileiros por parte de órgãos de inteligência dos Estados Unidos. O fato veio à tona em matéria publicada, na edição do último domingo (7), do jornal O Globo, que denunciou que comunicações eletrônicas de cidadãos e organizações brasileiras são monitoradas.
“Rechaço essa prática que atenta à legislação interna e às normas de convivência entre as nações. É uma reação necessária face à gravidade da ofensa, que atinge também inúmeros outros países, colocando em risco, além das liberdades individuais, interesses econômicos e políticos estratégicos”, declarou Nelson Pelegrino que apoiou a iniciativa do chanceler Antonio Patriota de exigir explicações por parte do governo norte-americano a respeito das gravíssimas violações apontadas com base nas revelações do ex-agente Edward Snowden.
Pelegrino, que é também da Comissão Mista de Controle das Atividades de inteligência (CCAI) do Congresso Nacional, disse ainda que vai propor durante a plenária desta quarta (10), a realização de audiência pública para discutir o impacto dessas denúncias à Segurança Nacional. “Que esse episódio sirva para acelerar a tramitação das matérias pertinentes, de modo a conferir maior segurança e liberdade às nossas comunicações”.
ASCOM.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: