segunda-feira, 29 de junho de 2015

Correio da Bahia cita sobre a história do São Pedro em Itiruçu

Simone e Ivan foram ouvidos pelo Jornal afim de informar sobre o festejo
Um dos jornais de maior circulação da Bahia, o Correio da Bahia, publicou matéria neste último final de semama(28/6/15), sobre a historicidade das festa juninas. No texto para a impressão e postado no site (veja aqui), o jornal apresenta inclusive um pouco da história do São Pedro de Itiruçu. Para a coleta de informações, a redação do jornal, ouviu os itiruçuenses Ivan Cerqueira, atual Chefe de Gabinete e Simone Nune Fair, que é chefe da Casa de Cultura e ambos possuem vasto conhecimento cultural do municipio. 

Segundo a publicação, "nos últimos anos, Itiruçu, na microrregião de Jequié, também se tornou um dos destinos mais procurados no São Pedro. Mais de 40 mil pessoas devem visitar a cidade de 15 mil habitantes entre os dias 3 e 5 de julho.

“A cidade fica lotada. Difícil você achar hotel ou pousada. Talvez ache casa pra alugar”, afirma Simone Nunes, coordenadora da festa, que considera o São Pedro a principal manifestação cultural do município.

Segundo a prefeitura, a tradição do São Pedro de Itiruçu se iniciou na década de 1990, por uma coincidência curiosa. À época, tanto prefeito quanto vice-prefeito se chamavam Pedro. Já que a cidade não tinha São João forte, Pedro Pimentel e Pedro Leite resolveram fazer um São Pedro decente. 

Este ano o investimento será de R$ 200 mil. “Por conta da crise, o prefeito pediu que fizesse uma coisa menor. Mas vai ser igualmente bonito”, aposta o chefe de gabinete, Ivan Cerqueira. Paralelo ao São Pedro na praça pública, acontece uma festa fechada para 8 mil pessoas, o “Forró Coffee”, realizada numa fazenda de café.

Fotos: Itiruçu Notícia

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: