segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

APESAR DAS CHUVAS, EFEITOS DA SECA AINDA SE MANTEM


Apesar das chuvas dos últimos dias a situação da seca em Itiruçu ainda não foi equilibrado. Segundo informações no ultimo sábado (19) tivemos 45mm de chuvas na sede, porem em alguns trechos da zona rural as precipitações não passaram de 15mm. Na noite desta domingo (20) as chuvas acompanhadas de fortes rajadas de ventos voltaram a atingir o município e mais uma vez não foi bem distribuídas. Os ventos chegaram a destelhar casas e a arrancar árvores.
Com tudo isso, os efeitos da pior seca da história na região se mantem fortes, e se não chover forte e de forma bem distribuída, com uma semana de sol a terra volverá seca e com mais alguns dias todo sofrimento com a seca tornará-se como antes. A boa noticia é que as previsões de chuvas se mantem para quase toda esta semana. 
Um leitor do Blog Ed Santos, da cidade de Lajedo de Tabocal  de nome Junior Santana, nos enviou via Email, duas fotos da greve situação da principal barragem que abastece os municípios de Itiruçu e Lajedo do Tabocal. Desta barragem é captada a maior parte das águas pela Embasa para o consumo humano, e o atual quadro é preocupante, pois apesar da chuvas seus níveis ainda se mantem no minimo e com possibilidades de um colapso caso as chuvas futuras não sejam suficientes para aumentar seu nível.
O quadro atual ainda é de alerta. É importantes que os moradores façam economia de água, evitando o desperdiço, pois ainda não sabemos quando será o exato fim dos catastróficos efeitos da pior seca da história. Fotos da Barragem que abastece Lajedo do Tabocal e Itiruçu enviadas por Junior Santana.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: