domingo, 8 de setembro de 2013

HGPV no Prêmio Boas Práticas pela 3ª vez consecutiva

Ações desenvolvidas por Servidores do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) em Jequié participam pela terceira vez consecutiva do Prêmio Boas Práticas do Governo da Bahia. Desta vez três práticas apresentadas pelo HGPV foram selecionadas, juntamente com mais 27 de outras cidades, para avaliação da comissão, dentro de um universo de 185 inscritas para concorrer ao prêmio, de acordo informação da avaliadora.
A representante da comissão de avaliação das ações no HGPV, Cecília Souza, conheceu as práticas nesta quinta e sexta-feira: Acolhimento com Classificação de Risco, Censo Hospitalar Diário por Unidade de Produção e Contratos Internos de Gestão.
O diretor do HGPV, Gilmar Vasconcelos, disse que todas as ações são desenvolvidas em equipe, e ainda de acordo com o mesmo, esse é o diferencial que tem colocado o HGPV em posição de destaque no Estado da Bahia. “Já recebemos duas premiações consecutivas e estamos esperançosos de contemplação pela terceira vez, nas duas primeiras premiações pontuamos em 7º e 1º lugar, com a Linha do Cuidado à Mama e Humanizar da Admissão à Alta Hospitalar na Pediatria, respectivamente”, completou.
Práticas inscritas: A ação de Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco (ACCR) implantada no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) é um dispositivo da Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), consiste na organização do acesso dos usuários do SUS à Unidade de Urgência e Emergência do HGPV valorizando o princípio da Equidade, atendendo mais rápido quem precisa ser atendido mais rápido e em seguida aos demais, classificando o risco dos usuários em 4 grupos (vermelho, amarelo, verde e azul). A ação alcançou melhoria considerável na organização do atendimento no Serviço de Urgência e Emergência do hospital, o qual é referência regional, evitando óbitos e proporcionando maior satisfação dos usuários.
O Censo Hospitalar Diário (CHD) é uma atividade realizada diariamente às 7 horas da manhã, desde 1º de julho de 2008, em todas as unidades de produção do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), consiste na coleta de dados epidemiológicos, assistenciais e relacionados à gestão de leitos de forma sistematizada, os quais são consolidados em planilha eletrônica, alcançando produção de indicadores e informações diversas, utilizados na gestão de cada Unidade de Produção e tomada de decisões nos diversos níveis hierárquicos do hospital e da Secretaria Estadual da Saúde.
Já os Contratos Internos de Gestão (CIG) são um pacto firmado entre a direção geral do hospital e as Unidades de Produção, Unidades de Apoio e Linhas de Cuidado, o qual consiste em uma ferramenta de aferição do grau de responsabilização das equipes no processo de gestão participativa, tendo alcançado adesão dos coordenadores para melhoria da qualidade da atenção e da gestão, na busca da valorização e motivação dos servidores com foco no usuário. ASCOM

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: