domingo, 13 de julho de 2014

Presidente da Russia defende integração econômica com o Brasil

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou neste domingo ao Rio de Janeiro, onde irá assistir, na noite de domingo, à partida final da Copa do Mundo.
Do aeroporto, Putin foi para uma reunião com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel.
Na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo, Vladimir Putin se reunirá com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e o presidente da Federação Internacional de Futebol, Joseph Blatter. Nesta reunião, o Brasil entregará o bastão de revezamento simbólico à Rússia, o país que vai sediar a próxima Copa do Mundo. O Mundial de 2018 será realizado em 11 cidades russas: Moscou, São Petersburgo, Samara, Saransk, Rostov-no-Don, Sochi, Kazan, Kaliningrado, Volgogrado, Nizhny Novgorod e Ekaterinburgo.
Angela Merkel visita o Brasil para assistir ao jogo em que a seleção do seu país enfrentará a equipe Argentina. À final da Copa do Mundo no Rio de Janeiro assistirão também outros líderes de países estrangeiros.
O principal evento da viagem latino-americana de Putin será a participação na cúpula dos BRICS, que passará nos dias 15 e 16 de julho em Fortaleza.
Em entrevista à agência de notícias estatal russa Itar-Tass, Putin afirmou que "a instabilidade econômica" provocou a queda do intercâmbio entre os países em 2013.
Naquele ano, o saldo comercial brasileiro ficou superavitário em US$ 2,4 bilhões, embora neste ano esteja até aqui favorável à Rússia.
Defendeu maior transferência de tecnologias e a integração econômica. Hoje a carteira de comércio é dominada pela exportação de carnes brasileiras. Com o levantamento de embargos, há aumento expressivo na compra russa de bovinos, e há expectativa de isso aumentar com as sanções europeias a Moscou devido à anexação da Crimeia. Do lado russo, vende-se muitos produtos químicos e insumos agrícolas.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: