quarta-feira, 18 de março de 2015

Windows 10 será gratuito até para donos de softwares piratas

O Windows 10 estará liberado para atualização a partir do segundo semestre para donos das versões 7 e 8, no entanto, não serão apenas os usuários oficiais que estarão livres para fazer o download, a Microsoft permitirá aos proprietários de versões piratas do Windows instalem o novo sistema.

“Nós estamos atualizando todos os PC qualificados, genuínos e não genuínos”, disse Terry Myerson, chefe da divisão Windows em uma entrevista à Reuters. Isto significa que milhares, ou até milhões, de máquina terão uma cópia oficial do Windows 10. “Qualquer um com um aparelho apropriado pode atualizar o Windows 10, incluindo aqueles com cópias piratas”, confirmou um porta-voz da Microsoft ao site The Verge.

A companhia americana de Bill Gates tem um longo histórico de luta contra o a pirataria. No Windows XP, a empresa lançou códigos para verificar a licença, mas acabou sendo derrotada com milhares de licenças de softwares corporativos sendo espalhadas pela internet – essas licenças permitiam instalar o Windows em mais de um PC.

O problema da pirataria sempre trouxe derrotas para a Microsoft. Para cada novidade, tecnologia que a empresa apresentava, os criminosos conseguiam quebrá-la. A Microsoft também tentou dar compensações financeiras para quem trocasse oficializasse o software, mas o problema persistia.

O ex-presidente executivo da Microsoft, Steve Balmer, revelou em 2011 que apenas um em cada dez consumidores de Windows na China tinham o software original. Além da China, a Microsoft aponta que problema da pirataria é alto no Brasil, Rússia e Índia.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: