sábado, 3 de dezembro de 2011

ACIDENTE COM 34 MORTOS NA BR 116, É O 2° MAIOR EM NUMERO DE MORTOS DA HISTORIA DO BRASIL  

Ônibus transportava trabalhadores de corte de canaO segundo maior acidente ocorrido no Brasil em numero de vitimas fatais ocorreu neste sabado por volta de 1 da manha na BR-116 e terminou com um saldo de 34 mortos. O acidente envolveu um ônibus que transportava cortadores de cana-de-açúcar, procedente da cidade de Jateí, estado de Mato Grosso do Sul com destino a Buíque, no Agreste de Pernambuco. O acidente aconteceu no km 583 da BR-116, região conhecida como "Serra do 100" no município de Brejões. De acordo com as informações da PRF de Milagres, o local é uma ladeira. No trecho, a estrada é composta por três pistas, duas utilizadas para subida e uma usada para descida.
De acordo com a polícia, o ônibus de viagem da empresa TCB, placa AFW 0946 (SP) que transportava 45 trabalhadores fazia uma ultrapassagem permitida nas duas vias de subida no momento em que a carreta descia a estrada no sentido contrário. O motorista da carreta teria perdido o controle e o semi-reboque que ela transportava teria invadido a pista contrária, atingindo o ônibus e jogando-o para fora da pista vindo a atingir outro caminhão segundo a PRF de Milagres. A carreta causadora do acidente era uma Scania carregada de sacos com pó de gesso, de Criciúma-SC, placa MCG-0080 e fazia uma ultrapassagem indevida. Um caminhão baú, de placa LOM-5769, licença de Porto Alegre-RS tentou desviar do acidente porem foi atingido pelo ônibus e acabou tombando. O caminhão estava carregado de mercadorias diversas, que foram saqueadas por populares. 
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) ainda afirma que o ônibus envolvido não tinha autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e circulava mediante uma liminar expedida pela Justiça de Brasília.
No local morreram 31 pessoas e mais 3 morreram no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) em Jequié. Parte das vítimas é oriunda da cidade de Buíque-PE. Os passageiros estavam retornando para as suas casas, onde passariam os festejos natalinos com os familiares. Dentro do ônibus, pertencente à Viação TCB Turismo, foram encontrados vários brinquedos de crianças, que supostamente são filhos dos cortadores de cana. Alem do HGPV alguns feridos foram levados ao Hospital Municipal de Jaguaquara. Dos 34 corpos, 11 estão no Instituto Médico Legal / Jequié e os demais foram distribuídos para as cidades de Vitória da Conquista e Guanambí, em razão da falta de estrutura do setor em Jequié para efetuar os procedimentos da medicina legal em número tão elevado de mortos. 
Houve problemas para identificação das vítimas, em decorrência do estrago em que se encontram os corpos. 
A proprietária da empresa de turismo registrada com o nome TCB, que fica no município de Corumbá, distante 444 quilômetros de Campo Grande, afirmou que o ônibus envolvido no acidente no interior da Bahia nunca pertenceu a empresa dela O acidente aconteceu na madrugada deste sábado (3) e deixou mais de 30 pessoas mortas.
Segundo o site G1, Amazil Vieira Batista informou que, há 16 anos, a TCB vendeu um ônibus para uma empresa na Bahia e a venda foi feita através do cunhado dela, que trabalha em Vitória da Conquista. A proprietária afirmou que não sabe o nome da empresa que comprou o ônibus.
Uma comitiva com representantes do Governo de Pernambuco vai acompanhar os trabalhos em torno do acidente ocorrido. Estão no grupo que viajou à cidade baiana, na tarde deste sábado, o secretário Estadual de Saúde, Antônio Figueira; o secretário da Casa Militar, coronel Mário Cavalcanti; o secretário executivo de Defesa Social, Alessandro Carvalho; a diretora do Instituto Médico Legal (IML) de Pernambuco, Joyce Breenzinckr; a diretora de Assistência Social, Carmem Albuquerque; e o capitão da Polícia Militar de Pernambuco, Cel Antônio Menezes.
“Vamos até o local do acidente para acompanhar os trabalhos envolvendo vítimas pernambucanas. Já entramos em contato com a Secretará de Saúde da Bahia e sabemos, por exemplo, que há três feridos internados no Hospital Prado Valadares em estado grave e vamos tentar, ainda hoje, fazer o traslado deles para o Recife”, disse o coronel Mário Cavalcanti.
O Governo de Pernambuco também determinou o envio de equipes de assistentes sociais, bombeiros e de um caminhão refrigerado do IML para realizar o transporte dos corpos. “Vamos também entrar em contato com a Força Aérea Brasileira [FAB] para tentar trazer os corpos para o Recife de avião”, informou Cavalcanti.
 “Como a maioria das vítimas é de Buíque, estamos montando um ponto de apoio naquela cidade para dar suporte às famílias e garantir o cuidado e a agilidade no traslado e transporte dos corpos e feridos”, detalhou Carmem Cavalcanti.
Há informações que três do sobreviventes estão em estado gravíssimo. Segundo o A Tarde, o nome dos 11 internados em estado grave são: José Cláudio Cavalcanti da Silva; João Valdemir Bezerra da Silva; Jurandir Bezerra Cavalcanti; Jorge Batista da Silva; Rafael dos Santos; Edivando de Melo Silva; Valdison Monteiro de Santana; Gilmarques Alves da Silva; Everaldo Cavalcanti da Silva; Genilson de Melo Moreira; e Ailton Pereira da Silva.
O diretor geral do Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, Gilmar Vasconcelos, afirmou que foi aberto procedimento para confirmar o caso de Damião. "Tudo o que é possível para salvar a vida das vítimas está sendo feito", disse Vasconcelos.
A pista teve que ser interditada, nos dois sentidos, para o atendimento às vítimas, realização de perícia técnica e remoção dos veículos envolvidos e o congestionamento alcançou mais de 40 Km que foi formado nos dois sentidos da rodovia, e só foi liberado depois da 3 da tarde.
O motorista da carreta de nome Márcio Klenio Machado já teve alta, mas não quis falar com a imprensa. Existe a hipótese de o acidente ter sido causado por ele, que forçou uma ultrapassagem indevida. Um agente contou ao SBT que provavelmente ambos os veículo vinham desempenhando uma velocidade considerável.
FOTOS :Zenilton Meira,Wellington Ferreira e Policia Federal.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: