quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

COORDENADORAS DE ITIRUÇU E DO ENTROCAMENTO DE JAGUAQUARA FALAM SOBRE A AIDS NESTA LOCALIDADES

O dia mundial de combate a AIDS (SIDA em Português) contará com palestras e apresentações no PSFs de Itiruçu. Segundo a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Itiruçu, Caline Lemos há casos isolados de pessoas contaminadas com o vírus HIV (VIH em português) no município mas que a principal preocupação é com possíveis casos ocultos ou seja com portadores que ainda não sabe, daí a importância da concientização  das pessoas promovida pelas palestras e campanhas visando fazer com que as pessoas busquem um exame e se detectado o caso que haja um tratamento imediato com o coctel. Nos nossos dias é possível viver com o vírus de forma mais saudável, e quanto mais cedo detectado maior o sucesso no tratamento. A coordenadora enfatizou a importância da prevenção usando a camisinha e lembrou que os postos de saúde faz a distribuição gratuita, alertando também que a prevenção não deve ser só por causa da SIDA (AIDS), mas sim também por outras DSTs ( Doença Sexualmente Transmissível ), uma vez que muitas delas podem ocasionar um câncer e levar a pessoa a morte.
"O vírus em si não mata, porem ele acabada com as defesas do corpo, onde até uma gripe evolui para uma tuberculose ou pneumonia e matar a pessoa. Por isso previna-se". Afirmou Caline Lemos.
Ja Euvanir Moraes popular conhecida como Vane que é Coordenadora da Saúde do Entroncamento de Jaguaquara alertou que o problema das DSTs é mais grave naquela localidade devido a prostituição as margens da BR 116. Segundo ela há muitos casos de SIDA (AIDS) no Entrocamento e que a maior preocupação é por aqueles que não tem coragem de fazer o exame e quando descobre já está em estado avançado, quando na maioria da vezes já não tem mais paliativo pelo tratamento e fez também um apelo pelo uso de preservativo e a não utilização de drogas injetáveis, que também é uma das formas de se adquirir o vírus .

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: