sábado, 13 de abril de 2013

Prefeitos do Vale do Jiquiriçá reúnem-se e reclamam de dificuldades


A Associação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (Mercovale), proveu, na manhã deste sábado (13), a 4ª reunião do ano envolvendo prefeitos e secretários municipais de cidades que integram o território. Os gestores discutiram ações de enfrentamento aos problemas que afetam municípios, como: falta de orçamento, principalmente pela baixa no repasse do Fundo de Participação do Município (FPM), escassez de chuva e  infestação de dengue.
O presidente da entidade, Paulo dos Anjos, prefeito de Maracás, lamentou a queda nos repasses. ”A diminuição do Fundo de Participação dos Municípios é um problema sério, que vem nos preocupando e deixando os municípios em uma situação muito complicada. Todos os municípios enfrentam problemas na saúde, infraestrutura, educação e outras áreas, mas falta mão de obra para a execução de serviços, e nós não podemos contratar profissionais porque falta recurso. A queda de repasses foi muito grande no último mês de março, complicando mais ainda a situação das prefeituras. Nós temos que nos unir cada vez mais e discutirmos os problemas sempre, buscando a melhor forma de administrar, mas administrar com muito cuidado e organização, principalmente no quadro de funcionários”. 
O presidente Paulo afirmou que irá marcar uma nova audiência com os gestores do Vale e o governador Jaques Wagner, no intuito pedir mais apoio no combate à seca e liberação de recursos para os municípios. Um novo encontro entre os participantes da Mercovale acontece no próximo dia 23 de maio, em Ubaíra. Além de Paulo, participaram o prefeito de Jaguaquara, Giuliano Martinelli (PP), prefeita de Itaquara, Iracema Guimarães (PMDB), prefeito de Lafaiete Coutinho (PP), prefeito de Cravolânida, Naelson Lemos (PT), prefeito de Laje, José Emiran (PT), prefeito de Lajedo do Tabocal, Adalício Almeida (PDT), prefeito de Irajuba, Antônio Sampaio (PP), prefeito de Planaltino, Carlinhos de Meirelo (PCdoB), prefeito de Ubaíra, Fábio Cristiano (PT), vereadores de vários municípios, e ainda os convidados: deputado João Leão (PP), deputado Bira Corôa (PT), presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria, a prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim (PT), diretora da 29ª Diretoria Regional de Saúde – Dires, de Amargosa, Dr. José Andrade, da 13ª Dires de Jequié e representantes da Ceplac. 
Informações e foto: Blog Marcos Frahm

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: