segunda-feira, 31 de março de 2014

APÓS 50 ANOS DO IMPLANTE DA PIOR DITADURA, ENTRONCAMENTO DÁ SHOW DE DEMOCRACIA NA LUTA PELA EMANCIPAÇÃO

Há exatos 50, após a interrupção da democracia e a implantação através de um golpe militar, da ditadura mais sanguinária da história do Brasil, que deixou um saldo de mais de 30 desaparecidos (mortos) entre dezenas de milhares de torturados e exilados, moradores do Entroncamento de Jaguaquara mostraram em um que a nossa ressurreta democracia cada dia está se fortalecendo, apesar do muito ainda a se percorrer.
Na manha desta segunda feira, dia 31 de Março, cerca de mais de mil pessoas em um protesto organizado pelas associações emancipalista em todo Brasil, cidadãos e cidadãs entroncamentenses pararam a BR 116 como forma de fazer ouvir o seu grito por liberdade e autodeterminação.
O movimento começou por voltas das 9 da manhã e durou até as 14 horas, onde as pessoas com cartazes e serviços sonoros pediam ao congresso nacional que derrube o veto presidencial, que regulamentava a criação de novos municípios.
Acompanhamos o protesto, que em todo o momento foi pacifico não vindo a ocorrer nenhum ato de vandalismo ou desordem.
Um motorista tentou furar o bloqueio, más foi contido por populares e orientado a retroceder. Já ambulâncias ou veículos com pessoas enformas foram liberados pelos manifestantes, segundo verificamos no local.
As Policias Militar e Rodoviária Federal estiveram no local dando suporte e orientando o trânsito. O poder executivo e legislativo de Jaguaquara deram apoio direto ou indiretamente aos manifestantes. 
A imprensa local e regional, como Blog Ed Santos, Diário do Entroncamento, Marcos Frahm, Itiruçu Online, Itiruçu FM, Povo AM, 93 FM, entre outras fizeram a cobertura no local.
As atenções agora estão voltadas para o dia 15 de Abril, onde o congresso deverá levar a votação, após várias adiamentos, os vetos, entre estes o que trata da emancipação. Lembrando que derrubado o veto, a questão será passada as assembleias estaduais, o que mostra que a luta ainda é muito grande. O Entroncamento de Jaguaquara, atualmente possui os requisitos básicos para sua emancipação, fator que deixa a população local esperançosa, pela realização deste sonho.

Informações e Fotos: Blog Ed Santos

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: