quinta-feira, 3 de abril de 2014

ITIRUÇU: PREFEITO EXPLICA SOBRE MOTIVOS DAS MANIFESTAÇÕES, ENTRE OUTROS TEMAS. OUÇA


Ouça aqui a entrevista do Prefeito Wagner Novaes ao Programa Giro Total da Itiruçu FM.
TEMAS COMO REUNIÃO COM A APLB, INAUGURAÇÃO DO JARDIM, SÃO PEDRO, MURIÇOCAS, ENTRE OUTRAS TAMBÉM FORAM ABORDADOS NA ENTREVISTA 

O Prefeito de Itiruçu Wagner Novaes falou em entrevista ao Programa Giro Total da Itiruçu FM sobre as manifestações dos alunos e alguns professores da rede Estadual que atual no Colégio Municipal Antonio de Souza (CMAFS).
O chefe do executivo municipal explicou a volta do CMAFS ao município se deu por que de acordo  com o Programa de Ação de Parceria Educacional Estado-Município, através do Decreto n° 7.254 de 20/03/1998, posteriormente alterado pelo decreto n° 7.685 de 08/10/1999, permitia o início do processo de municipalização do ensino fundamental. Desta maneira de acordo com a Constituição Federal de 1988, no seu Art. 211 e a Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, definiu que os Municípios incumbir-se-ão de: oferecer à educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental I e II, permitindo a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino. E que neste ano, a Secretaria de Educação do Estado definiu através de portaria do Diário Oficial do Estado que todo o ensino fundamental 2, da 5ª a 8ª serie passaria para o município, ficando com o estado apenas os alunos do ensino médio, que vai do 1º ao 3º ano do 2º grau. Diante da imposição da lei e com a obrigação do município assumir o ensino fundamental há uma necessidade de que o Colégio Municipal Antônio Francisco de Souza (CMFS), seja devolvido para o município para suprir as necessidades do Ensino Fundamental. Já os alunos do estado que sejam remanejados ao uma repartição do estado, no caso o Colégio Estadual Maria Cândida de Castilho Fontoura em atividade e tido pela Direc 13 como condicional ao ensino, ou então o Colégio Estadual Luis Viana Filho, no momento desativado, más com grande estrutura.
Wagner disse ainda que como democrata respeita as manifestações, más que alguns professores temendo perder os cargos tem feito a cabeça de muitos alunos com ideias inverídicas a respeito do assunto. O prefeito disse ainda, que até junho tinha a intenção assim como a administração anterior de doar o colégio ao estado, más que devido a própria decisão do estado ficava inviavel para o município doar o colégio e consequentemente ficar sem lugar para colocar os mais de 2.500 alunos, uma vez que agora o município receberá também todos os alunos do ensino fundamental 2 do Maria Cândida. Ele ainda conclamou aos alunos e pais dos alunos para uma reunião afim de explicar todo o acontecido.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: