quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Governo veta projeto sobre criação de municípios. Agora decisão é do Congresso Nacional

A presidenta Dilma Rousseff vetou integralmente o Projeto de Lei 104/2014, que tratava da criação, incorporação, fusão e o desmembramento de municípios. A proposta, aprovada no começo de agosto pelo Senado, substituía um outro projeto sobre o mesmo assunto, vetado integralmente por Dilma no fim do ano passado.
Na mensagem de veto dirigida ao presidente do Senado, Renan Calheiros, publicada hoje (27) no Diário Oficial da União, Dilma Rousseff argumenta que a proposta criaria despesas sem indicar as fontes de receitas correspondentes, o que desequilibraria a divisão de recursos entre os municípios.
"Embora se reconheça o esforço de construção de um texto mais criterioso, a proposta não afasta o problema da responsabilidade fiscal da federação. Depreende-se que haverá aumento de despesas com as novas estruturas municipais sem que haja a correspondente geração de novas receitas. Mantidos os atuais critérios de repartição do Fundo de Participação dos Municípios, o desmembramento de um município causa desequilíbrio de recursos dentro do seu estado, acarretando dificuldades financeiras não gerenciáveis para os municípios já existentes”, diz a mensagem de veto.
No entendimento de especialistas, Dilma vetou sob argumento de que o congresso não especificou de onde viria os recursos para os novos municípios.
Agora a decisão de manter ou derrubar o veto volta ao Congresso. Ou seja Câmara Federal e Senado, sendo estes autores do projeto é quem vai dá agora a última palavra.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: