quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Barragem que abastece Lajedo e Itiruçu está abaixo do nível

O efeito El Niño tem tornado os últimos dias com temperaturas abrasáveis em Itiruçu e Microrregião de Jequié, sem contar com uma escassez de chuvas nos últimos três meses que começa a ser preocupante. Um leitor do Blog esteve visitando a região onde fica a barragem que abastece as cidades e partes da zona rural de Itiruçu e Lajedo do Tabocal. Segundo o informado, o volume de água já está a dois metros abaixo do nível, o que acende o alerta para um possível racionamento.

Por isso, apesar da Embasa como empresa ainda não se pronunciar, a população deve começar a se preocupar com economizar água, uma vez que efeito El Niño que trás seca para nossa região e chuvas para o sul do país deve durar até metade do próximo ano. Com isso (seca), aliado as altas temperaturas, que favorece a uma evaporação acelerado, não alarme falar em um possível colapso no fornecimento de água, caso não tenhamos chuvas o mais antes possível. Nestes últimos 40 dias, as temperaturas chegaram a picos de 35° graus, em uma cidade como Itiruçu, onde nesta época do ano a média é de 28° a 30°. Em cidades como Jequié os termômetros já chegaram a marcar 40°. Temperaturas estas que só alcançam tais picos por volta do meado do mês de Janeiro, Fevereiro e Março.
Outro ponto também é o assoreamento e a destruição da natureza, fatores preponderantes para agravar os resultados do efeito natural, cuja magnitude deste ano, só pode ser comparada com os ocorridos em 1997 e 1982.


Outra questão que enfrenta a barragem é que parte das águas também está sendo usada por agricultores para irrigação de plantios de tomates, pimentões, entre outras verduras, que também poderá ser afetado pela escassez da água. 
Nossa reportagem questionou a um técnico se o uso de agrotóxicos não poderia trazer problemas de contaminação. A resposta foi que na ação de tratamento, todas as impurezas inclusive se houver resíduos de agrotóxicos são removidos. O técnico ainda disse que existe fiscalização e que até a água que ainda está com salubridade deverá ficar mais doce nos próximos dias já que mais um dessalinizador será instalado pela EMBASA.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: