quarta-feira, 28 de agosto de 2013

APAGÃO DEIXOU NORDESTE SEM ENERGIA ATÉ O INICIO DESTA NOITE

Rua de Itiruçu voltando do apagão
A região Nordeste do país sofreu nesta quarta-feira um blecaute de grandes proporções provocado por uma queimada no Piauí, que levou ao desligamento de duas linhas de transmissão e ao corte de 10.900 megawatts (MW) de carga de energia, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
A interrupção do fornecimento de eletricidade, iniciada por volta das 15h, afetou áreas de todos os Estados do Nordeste --Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas, Ceará, Paraíba, Sergipe e Maranhão--, no primeiro grande blecaute a atingir o país este ano.
"Queimada provoca esse tipo de desligamento, lamentavelmente acontece...Isso já aconteceu outras vezes no Brasil e no mundo inteiro isso acontece", disse o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a jornalistas, na tarde desta quarta-feira.
O ONS informou, por meio de nota, que às 14h58 ocorreu o desligamento da linha de transmissão de 500 kV Ribeiro Gonçalves-São João do Piauí (circuito 2), da IENNE, empresa controlada pela espanhola Isolux, devido ao foco de calor da queimada. Às 15h04, esse circuito foi religado manualmente, mas às 15h06 houve um outro desligamento pela mesma razão.
A segunda linha Ribeiro Gonçalves-São João do Piauí (circuito 1), da Taesa, controlada pela Cemig, também foi desligada às 15h08, devido à queimada. Com isso, houve perda de sincronismo do sistema.
"Com isso, todo o Nordeste ficou separado do restante do sistema interligado e aí a carga (consumo) é muito maior que a geração (de energia) da região e aí houve o desligamento", disse o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, a jornalistas.
Segundo Chipp, a queimada foi espontânea, o que é normal nessa época do ano. Até o final desta quarta-feira, Chipp disse que todo o fornecimento de energia nas áreas atingidas estará restabelecido.
Em Itiruçu, a energia só chegou por volta das 19 hs. 25 mim . 
Informações: Reuters

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: