terça-feira, 27 de novembro de 2012

ITIRUÇU PODERÁ FICAR MAIOR APÓS AUDIÊNCIAS PARA DEFINIR NOVO LIMITES TERRITORIAIS


Foto: Sergio Sioli
Foi realizada na segunda feira (26) uma audiência na sede do Sindicato Patronal de Jaguaquara, com a participação da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, órgão responsável por planejar, coordenar, organizar e executar atividades referentes à divisão territorial do estado quanto às suas fronteiras e limites municipais. O objetivo da audiência foi busca uma solução para os litígios territoriais entre os municípios do Vale do Jiquiriçá e consolidar os atuais limites administrativos estabelecidos em consenso pelos prefeitos municipais. 
O evento foi realizado na Secretaria Municipal de Agricultura e contou com a participação de prefeitos eleitos e reeleitos, vereadores, secretários municipais e outros representantes de municípios que compõe o Vale do Jiquiriçá, inclusive de Itiruçu. A abertura se deu às 15h, com a palavra do prefeito eleito anfitrião Giulinao Martinelli e encerrou-se no final da tarde. Técnicos da Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos(SEI) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) explanaram sobre o assunto e debateram com os participantes os problemas relacionados à divisão territorial. Os debates é realizado pelo Estado baseado no projeto de Lei de autoria do deputado Estadual João Bonfim (PDT). 
O projeto busca a resolução da maioria dos problemas de limites intermunicipais no estado, já que ao longo das últimas cinco décadas os municípios baianos apresentam problemas na Lei de criação e ou de alteração de seus limites territoriais. Segundo Marzzo Santos, um dos técnicos da SEI, com a audiência ocorrida em Jaguaquara, ficou definido que o Vale do Jiquiriçá será dividido em três áreas. 
O objetivo do encontro em Jaguaquara foi para unir esforços para a adequação dos limites territoriais, que necessitam urgentemente de uma organização, mas para isso, segundo o técnico Marzzo Santos, é preciso haver bom senso dos gestores que representam os municípios vizinhos. Uma reunião da mesma natureza será realizada futuramente em Salvador, para definir a questão da divisão territorial no Vale do Jiquiriçá.
Segundo informações, representantes de Itiruçu estiveram na audiência demandando no processo de divisão, o interesse de ganhar para Itiruçu a região do povoado ‘’Federal’’, que consta como sendo área pertencente à Jaguaquara, além de parte da região dos Teixeiras, que fica na divisa de Itiruçu com Lafaiete Coutinho.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: