segunda-feira, 26 de novembro de 2012

ITIRUÇU: WAGNER NOVAES TRABALHA NOS BASTIDORES PARA CONSEGUIR APOIO DE UM VEREADOR DA OPOSIÇÃO E TER MAIORIA NA CÂMARA.


O prefeito eleito Wagner Novaes que tomará posse no primeiro dia de janeiro de 2013 não conseguiu fazer maioria na câmara municipal. Com quatro vereadores eleitos: Bauro (DEM), Duda (PMDB), Val Caetano (PSDB) e Paulinho (PSB), a sua bancada é insuficiente para aprovar os seus projetos, e, mais importante, fazer a mesa diretora do legislativo.
A oposição que elegeu a maioria dos edis: Alexandre (PCdoB), Nino (PT), Agnaldinho (PT), Júnior Petrúquio (PT) e Miraldo (PTN) terá condição de eleger todos os membro da mesa diretora.
É, no entanto, histórico, que todos os prefeitos no município sempre conseguiram maioria no parlamento, mesmo iniciando a gestão com minoria. A exceção foi o atual, Carlinhos, que em 2008 tinha uma bancada majoritária, cinco vereadores contra quatro da oposição e no seu mandato a situação se reverteu ficando em minoria: seis contra ele e apenas tres a favor. Em 2010 Carlinhos tentou reverter a situação investindo na eleição do vereador Bauro que era da oposição. Bauro aproveitando dos votos do prefeito se elegeu presidente da Câmara, mas em seguida ficou contra Carlinhos novamente, e o prefeito está terminando o mandato com a minoria dos vereadores. É de conhecimento de todos como esta situação prejudicou a administração do atual prefeito. Dentre outra coisas o colegiado dos vereadores já reprovou as contas de Carlinhos referente a dois anos: 2010 e 2011.
Uma mesa diretora e uma minoria no parlamento sempre será uma dor de cabeça para qualquer prefeito. Wagner Novaes, experiente como é, sabe muito bem disto. E exatamente por isto está se movimentando para conseguir pelo menos o apoio de um vereador da oposição para tornar majoritária a sua base parlamentar (ele já vez isto no seu primeiro mandato). Com isto ele terá condições de ter a maioria para aprovar seus projetos sem nenhum problema e ter uma mesa diretora dócil ao seu comando, principalmente o presidente, que é quem manda no legislativo.
Os cinco vereadores da oposição estão jurando por todos os santos que não cairão na lábia de Wagner, que manterão firmes os seus propósitos e que respeitarão a vontade dos votos que os elegeram com um programa oposto ao do prefeito eleito. Entretanto não há notícias sobre um entendimento entre eles a respeito da indicação do presidente da casa de leis de Itiruçu. Existem pelo menos dois eleitos que não abrem mão desta posição. Dizem que os cinco não se entendem. E que os cinco estão mais para o racha do que para a união.
Wagner está apostando nesta disputa dos vereadores da oposição e tem estimulado a cizânia entre eles para intervir e conseguir a tão sonhada maioria parlamentar. Informações: Blog Fazenda Tiririca-Juvino Gomes.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: