terça-feira, 18 de março de 2014

ENTRONCAMENTO DE JAGUAQUARA: OPOSIÇÃO E GOVERNO ADIAM VOTAÇÃO DE VETO SOBRE EMANCIPAÇÃO


Após a cansativa viagem de quase 20 horas, a comitiva de emancipalista do Entroncamento de Jaguaquara assim como de outras regiões do país, teve o anseia da queda do veto adiado mais uma vez. Desta vez por decisão tanto da oposição como do governo e um novo projeto poderá ser apreciado.
Veja o que diz a reportagem da Agência Senado:
Por acordo de líderes, a votação do veto ao projeto com novas regras para criação de municípios (PLS 98/2002), prevista para a noite desta terça, ficará para abril. O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), e o líder do governo no Congresso, José Pimentel (PT-CE), chegaram a sugerir o cancelamento da reunião, mas o presidente Renan Calheiros informou que, formalmente, é necessário que os partidos façam obstrução para levar ao adiamento.
O autor do projeto vetado, Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), já havia informado que poderia ele mesmo apresentar um novo texto, para atender demandas do governo. Inicialmente, o Executivo sugeriu que as regras previstas se aplicassem apenas às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, sendo estabelecidos critérios mais rígidos para Sul e Sudeste.
Mozarildo informou, porém, que ainda há divergência em relação à imposição de número mínimo de habitantes para as áreas que desejem formar novos municípios. O governo quer um limite fixo por região, enquanto o senador sugere um percentual em relação à população. Esses pontos devem ser ajustados até a nova data para a votação de vetos.

Fotos: Ivan Badaró e Marcio Lima

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: