terça-feira, 18 de março de 2014

ENTRONCAMENTO DE JAGUAQUARA: VOTAÇÃO DE VETO QUE CRIA NOVOS MUNICÍPIOS SERÁ DECIDIDO HOJE


Fotos do Entroncamento de Jaguaquara: Ed Santos
Vários moradores do Entroncamento de Jaguaquara e membros da AME SCD viajaram na tarde desta segunda feira (17) em um ônibus cedido pela prefeitura de Jaguaquara, com destinjo a Brasilia, capital federal, onde uma votação no Congresso Nacional decide, em sessão conjunta da Câmara e do Senado, nesta terça-feira (18), se derruba os vetos da presidenta Dilma Rousseff a projetos de lei aprovados pelo Parlamento no ano de 2013 sobre o texto que regulamenta a criação de novos municípios. Na época do veto, o governo federal alegava que com a nova lei aumentaria as despesas públicas, uma vez que a fatia do FPM seria dividido em pedaços menores por conta do surgimento de novos municípios. O governo teme que quase 400 municípios sejam criados a partir das novas regras. Em fevereiro, na primeira sessão conjunta do Congresso, os parlamentares não conseguiram chegar a uma acordo sobre os vetos.  Pouco antes da abertura da sessão, houve tumulto quando manifestantes municipalistas que queriam acompanhar a sessão das galerias do plenário foram barrados pela Polícia do Parlamento. Com receio de que o veto fosse mantido, devido ao pequeno número de senadores presentes na sessão, os parlamentares emancipalistas decidiram adiar a votação. Já o governo, ante a possibilidade de ter o veto presidencial derrubado, acenou com a possibilidade de apresentar uma proposta alternativa ao projeto de criação de municípios. A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE), entraram em campo para acalmar o ânimo dos parlamentares.
Desta feita a pressão, não será diferente e há grande expectativa de que o veto poderá ser derrubado, haja vista que parlamentares tanto do governo como de oposição acenam com a possibilidade de derrubada.
Contrapondo o ponto de vista do enfraquecimento econômico que a criação de novos municípios traria, emancipalistas acreditam que a criação destes traria um desafogamento a mais para os já existentes, uma melhor administratividade das regiões que buscam sua autonomia, sem contar as novas possibilidades de geração de empregos, criação de hospitais, centros de saúde, mais pavimentações, redes sanitárias, segurança, entre outras melhorias.
O Entroncamento de Jaguaquara, distrito ainda denominado como Stella Câmara Dubois, pertencente a Jaguaquara, tem mais de 10 mil habitantes, segundo o IBGE e possui todos os requisitos para que se o veto for derrubado, se tornar município autônomo.

Fotos e Matéria: Blog Ed Santos

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: