quarta-feira, 19 de março de 2014

ITIRUÇU: CONTINUA A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O HPV, PRINCIPAL CAUSADOR DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO

Continua em Itiruçu assim como em todo país a campanha de vacinação contra o Papiloma Virus Humano, o HPV, principal causador de câncer do colo do útero em mulheres.
A vacina está sendo destinada as meninas com idades entre 11 a 13 anos e pode ser tomada em qualquer posto médico mais perto de sua casa.
Em Itiruçu, segundo a enfermeira Cristina, que está coordenando a campanha pela Secretária de Saúde Municipal, a partir desta quinta feira (20), a vacina será levada até as escolas do município. O objetivo é imunizar o maior numero de meninas nesta faixa etária.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina deve atingir pelo menos 80% do público-alvo, estimado em 5,2 milhões e tem como objetivo reforçar a prevenção do câncer de colo de útero sendo a vacina eficaz contra quatro subtipos da doença, inclusive o 16 e o 18, responsáveis por 70% das ocorrências de câncer. 
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.
Em 2014, são esperados 15.590 casos novos de câncer do colo do útero no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Entre as mulheres, esta é a quarta causa de morte por câncer no País. Contudo, o diagnóstico precoce, aliado ao tratamento adequado, garante praticamente 100% de chance de cura. O ministério destaca que a vacina não substitui os outros métodos de prevenção contra o HPV, como o uso de preservativos durante a relação sexual, e a realização periódica do exame Papanicolau.
Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação com foto. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Neste ano, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos).  Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos e em 2016 às meninas de 9 anos. 
A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. 

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: