terça-feira, 16 de abril de 2013

ITIRUÇU: EBDA PROMOVE CURSO DE CAPACITAÇÃO DE TECNICOS PARA IMPLANTAÇÃO DA AGROECOLOGIA


Tecnicos tomando curso de agroecologia
A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuário (EBDA), está realizando na fronteira entre os municípios de Itiruçu e Jaguaquara, nas instalações da entidade governamental, um curso preparatório para técnicos e agrônomos da instituição, com intuito de prepará-los para implantar na Bahia o modelo agrícola denominado Agroecologia.
Segundo informações dos ministradores do curso, Adriano Vinhas e Jorge Silveira, ambos engenheiros agrônomos da EBDA em Amargosa e Cruz das Almas respectivamente. A Agroecologia consiste em uma abordagem da agricultura que se baseia nas dinâmicas da natureza. Dentro delas se destaca a sucessão natural, a qual permite que se restaure a fertilidade do solo sem o uso de fertilizantes minerais e que se cultive sem uso de agrotóxicos.
Adriano Vinhas
A inovação metodológica proposta pelos estudos agroecológicos é a junção harmônica de conceitos das ciências naturais com conceitos das ciências sociais, o que nos leva a um patamar mais amplo de percepção dessa ciência. Tal junção permite o entendimento acerca da agroecologia como ciência, como movimento e como prática dedicada ao estudo das relações produtivas entre homem-natureza, visando sempre a sustentabilidade ecológica, econômica, social, cultural, política e ética. Dessa forma, o resgate de saberes de comunidades indígenas e camponesas tradicionais está atrelado à formulação de saberes acadêmico-científicos, buscando a cooperação e a unidade desses diferentes saberes na construção da agroecologia.
Jorge Silveira
Segundo os mesmos, Itiruçu e região sempre viveu atrelado a monoculturas e a uma pratica de destruição ambiental como forma de produção. Forma esta que pode ser responsável pelos problemas ambientais da localidade, como exemplo da seca atual. Para eles é importante a conscientização e capacitação do produtor para que a Agricultura e o meio ambiente possa caminhar lado a lado.
Estão presentes no curso vários técnicos agrônomos, chefes locais e regionais, como o de Itiruçu Dizalmir Assis, assim como de outros municípios, totalizando mais de 20.
Esse técnicos, após as suas capacitações, terão a missão de reunir os agricultores das suas regiões para mostrarem as novidades, bem como começarem a introduzir as técnicas estudadas com intuito de melhorar a produção agora sob uma perspectiva sustentável.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: