sexta-feira, 19 de abril de 2013

Itiruçu: Finaliza curso capacitatório de Tecnicos da EBDA e engenheiro dá dicas importantes agroecologia

Finalizou nesta sexta feira (19), o curso capacitatório em Agroecologia para técnicos e agrônomos da EBDA iniciado na passada segunda feira (15), que foi realizado nas instalações da empresa estatal na fronteira entre os municípios de Itiruçu e Jaguaquara.
Os ministradores do curso foram Adriano Vinhas e Jorge Silveira, ambos engenheiros agrônomos da EBDA em Amargosa e Cruz das Almas respectivamente. E assistiram ao evento vários técnicos e agrônomos do Vale do Jiquiriça, inclusive o de Itiruçu Dizalmir Assis, que terão como missão levar as técnicas em agroecologia para os agricultores da região como forma de melhorar a produção agrícola junto a preservação ambiental.
A Agroecologia consiste em uma abordagem da agricultura que se baseia nas dinâmicas da natureza. Dentro delas se destaca a sucessão natural, a qual permite que se restaure a fertilidade do solo sem o uso de fertilizantes minerais e que se cultive sem uso de agrotóxicos.
A inovação metodológica proposta pelos estudos agroecológicos é a junção harmônica de conceitos das ciências naturais com conceitos das ciências sociais, o que nos leva a um patamar mais amplo de percepção dessa ciência. Tal junção permite o entendimento acerca da agroecologia como ciência, como movimento e como prática dedicada ao estudo das relações produtivas entre homem-natureza, visando sempre a sustentabilidade ecológica, econômica, social, cultural, política e ética. Dessa forma, o resgate de saberes de comunidades indígenas e camponesas tradicionais está atrelado à formulação de saberes acadêmico-científicos, buscando a cooperação e a unidade desses diferentes saberes na construção da agroecologia.
O Engenheiro Agrônomo da EBDA, Jorge Silveira, ministrador do curso nos concedeu entrevista dando-nos uma aula de agroecologia, ouça abaixo a entrevista.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: