domingo, 19 de maio de 2013

Uma chuva de estrelas sobre o céu da America do Sul a partir desta segunda


Um espetáculo cósmico extraordinário começa nesta segunda-feira (19) e pode ser observada nos próximos oito dias na América do Sul, relata o astrônomo uruguaio Charles Brunetto.
O povo do hemisfério sul vai desfrutar da madrugada de 20 a 28 de maio de uma intensa  chuva de estrela  conhecida como Eta Aquarids, que atingirá o seu pico no dia 28.  Os astrônomos da NASA estimam a atividade desta  chuva de estrelas cadentes  em "60 meteoros por hora", que vai viajar em velocidades próximas a 67 quilômetros por segundo (mais de 240 mil quilômetros por hora). 
O ponto radiante, de onde os meteoros supostamente viram situa-se na  constelação de Aquário .  "Este belo show irá piscar em cores diferentes poderá ser observados a olho nu a partir das 02:45 horas da manhã [Brasilia]", diz Brunetto. O cientista acrescentou que as próximas semanas vários asteróides, corpos rochosos, carbonados ou metal que orbitam o Sol em uma órbita mais baixa de Netuno, vai se aproximar da Terra, mas sem que isso represente qualquer perigo para o nosso planeta.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: