quinta-feira, 27 de março de 2014

ITIRUÇU: MÉDICOS CUBANOS TEM EXPERIENCIAS DE TRABALHOS HUMANITÁRIOS NO PAQUISTÃO, HAITÍ E VENEZUELA

O Doutur Júlio Orelvi Cabrera Valero, natural da provincia de Sancti Spiritus, região central de Cuba, no Caribe da América Central, foi o segundo médico daquela ilha caribenha, referência em saúde pública no mundo a chegar a cidade de Itiruçu, na última segunda feira (25 de Março de 2014), como mais um reforço para melhorar a saúde pública do município através do convênio com o programa mais médico do Governo Federal e foi recepcionado pelo Prefeito Wagner Novaes, e pela Secretária de Saúde Cinthia Santos e a coordenadora da atenção básica, Tacyana Araújo.
Dr. Júlio já possui em seus 23 anos de carreira grande experiência em trabalhos realizados em meio a catástrofes naturais como no caso do terremoto do Paquistão em 2005 que deixou mais de 55 mil mortos e milhares de feridos, além de passagens recentes pela Venezuela onde atuou por lá no programa "Barrio Adentro", de semelhança ao Mais Médicos no Brasil.
Segundo a Secretária de Saúde, o médico atenderá na Unidade do PSF, ‘Nilo Pires’ no distrito de Upabuçu e na Unidade Satélite do Povoado Luiz Caetano e demais comunidades agregadas às unidades da região das Várzeas.
Atualmente, Itiruçu já conta com os serviços de outro médico cubano. Trata-se do doutor Osvel Gonzaléz Domínguez , natural da província de Grama, na parte oriental da ilha caribenha, que chegou ao município, no início de janeiro deste ano e também possui em seu currículo experiências internacionais, como no caso do terremoto do Haiti, em que dizimou centenas de milhares de pessoas e deixou outras tantas feridas, além de deixar aquele país destruído.
Osvel já está atuando em várias comunidades rurais de Itiruçu, como no povoado da Vila Pimentel, Vila Geraldo Cerqueira, Baixa do Meio e na Bateia.
Os médicos cubanos estão sendo marcados pelo seu carisma e simplicidade ao atender a população.
Com a chegada destes dois médicos, a Secretaria de Saúde de Itiruçu irá aumentar, melhorar e qualificar ainda mais o atendimento à população que já vinha sendo feito com profissionais brasileiros.
Fotos: Ed Santos e Tiago Santos

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: